No último dia 16 de Janeiro, o Jovens Empresários das Américas ( YABT ), juntamente com o Acelerador Tecnológico Empresarial do Panama ( ATEP ) da Cidade do Saber, apresentaram a Competição de Talento e Inovação das Américas ( TIC Americas ) para a imprensa panamenha. O evento foi presidido por Roy Thomasson, CEO do YABT , Dr. Raul Lago, representante da Organização dos Estados Americanos (OEA) no Panamá, Ricardo Endara, diretor do Parque Tecnológico da Cidade do Saber, e pelo chefe da Rede de Gestores da ATEP , Eysel Chong.
Dr. Lago definiu a competição como, “Uma iniciativa para futuros empreendedores explorarem seu talento e sua criatividade.” Lago também enfatizou a import â ncia da competição para os Países Membros da OEA já que incentiva jovens empreendedores da região a canalizarem seu talento e criatividade para projetos inovadores que poderão contribuir significativamente para o desenvolvimento do Hemisfério.
Por sua vez, Roy Thomasson, aproveitou a oportunidade para explicar por completo o TIC Americas , uma competição que vai além da simples apresentação de um plano de negócios, ela envolve treinamento, mentoring, oferece ferramentas empresariais aos participantes além de possuir uma etapa em que as equipes poderão testar a viabilidade do seu plano de negócios por meio da elaboração de um protótipo.
|
|
|
O TIC Americas servirá como plataforma para o Global TIC , que será sediado em Taiwan. A competição é aberta para pessoas com menos de 35 anos de idade originárias de qualquer um dos Países Membros da OEA; partipantes de outras regiões também serão bem vindos e competirão como equipes internacionais. A competição possui duas fases; semi-finais online e a grande final, esta, ocorrerá de 31 de Maio a 2 de Junho, na Cidade do Saber, Panamá.
Ricardo Endara endossou aos presentes o sucesso da competição, que já foi conduzida oito vezes nos países da Ásia oriental, e que ganha a sua primeira versão para as Américas. A Fundação Cidade do Saber será co-organizadora do evento.
|
Endara reforçou, ainda, a import â ncia do TIC Americas quanto a mudança da mentalidade de que “O passar do tempo nos educou a buscar atividades em que nos tornamos empregados”. De acordo com o diretor, essa mentalidade deve ser substituída por uma cultura empreendedora que buque melhores oportunidades no campo dos negócios, para que as pessoas busquem cada vez mais se tornarem empregadores. Endara finalizou observando que o surgimento de novas idéias de negócio deve ser compatível com a aptidão e talento de cada indivíduo.
Translation: Vinicius Coimbra - Program Officer
|